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Rua João Previtalli, nº 2727 Samambaia - Valinhos - SP
Matriculas Abertas 2018
Ensino Fundamental II

PROPOSTA PEDAGÓGICA:

Nossa proposta pedagógica propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio.

Sendo assim, a aprendizagem ocorre por meio de construção de conceitos e não somente pela memorização e repetição.

Com isso o aluno desenvolve o senso crítico, iniciativa, criatividade e amplia sua visão de mundo.

As situações de aprendizagem são sempre significativas, através de aulas dinâmicas, saídas de estudo do meio e projetos envolventes, assim, o professor garante a participação do aluno e aprofundamento dos conteúdos ensinados.
Os livros utilizados são instrumento didático importante e se pautam na mesma proposta pedagógica da escola. Seus autores são reconhecidos nacional e internacionalmente. O uso do livro faz com que os professores estejam sempre atualizados e atuantes com sua prática.

 

ESTRUTURA PEDAGÓGICA

 Nossa equipe de professores, coordenadores e auxiliares são altamente competentes, com formação nas melhores universidades da região e há vários anos em nossa equipe pedagógica, possuindo grande prática educacional na proposta pedagógica da escola.

Além da equipe docente, os alunos e pais contam com apoio da Coordenação de Curso, Psicólogo Escolar e Direção Pedagógica, que orientam e acompanham os professores no desenvolvimento de projetos inovadores, na análise das atividades e estratégias de ensino e na orientação sobre os alunos com dificuldades específicas na disciplina.

O resultado são alunos que constroem seu conhecimento com acompanhamento, interatividade, afetividade e a garantia de qualidade de ensino, desenvolvendo assim, seu interesse pelo conteúdo em estudo.

 

6º ano – criança que tem ou completará 11 anos até 30/06 do ano vigente.
7º ano – criança que tem ou completará 12 anos até 30/06 do ano vigente.
8º ano – criança que tem ou completará 13 anos até 30/06 do ano vigente.
9º ano – criança que tem ou completará 14 anos até 30/06 do ano vigente.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada pelo professor, através da observação e análise das produções escolares dos alunos, ao longo de cada trimestre, utilizando diversos instrumentos (escritos, orais, artísticos, individuais ou coletivos, etc). A avaliação pauta-se nos objetivos previstos nos Planos de Ensino de cada disciplina.

 Avaliação Substitutiva: Em caso de falta no dia de avaliação o aluno deverá apresentar o Atestado Médico, no dia de seu retorno às aulas, mediante o qual será agendada a prova substitutiva no prazo máximo de uma semana. O aluno que não comparecer na Avaliação Substitutiva estará automaticamente em Recuperação Contínua. O aluno que não apresentar o atestado médico terá o custo de R$ 70,00 por essa Avaliação Substitutiva.

As Avaliações Substitutivas serão agendadas de acordo com o Calendário da Escola.

I – Recuperação:

    A recuperação, seja ela contínua ou paralela, tem por objetivo oferecer ao aluno que precisou de um tempo maior para elaborar suas aprendizagens, que teve alguma dificuldade específica ou que tem uma dificuldade real, outra oportunidade para se encontrar com o conteúdo trabalhado, porém numa nova perspectiva.

    Esse trabalho terá razão de existir se ele realmente se propuser a promover tal aprendizagem. Caso contrário, estaremos banalizando esse momento e criando dispositivos de descompromisso por parte de nossos alunos.

     Assim, estamos repensando os procedimentos de recuperação, com o objetivo de melhor atender nossos alunos, no que se refere a sua aprendizagem.

 Recuperação Contínua

Composta por atividade extra e avaliação no contra período.

Será realizada por meio de atividades extras, estudo orientado e atividades em sala de aula com acompanhamento do professor. A avaliação desse trabalho realizado pelo aluno será no contra turno, no decorrer do trimestre: 

Recuperação Paralela

Composta por aula e avaliação no contra período.

Será realizada em período contrário ao de aula, por meio de atividades extras, estudo orientado com acompanhamento do professor e com número de aulas necessárias para se garantir a aprendizagem do conteúdo.

 O conceito do trimestre será definido após os resultados da Recuperação, sendo que nesta, o professor avaliará somente os objetivos essenciais não atingidos pelo aluno. Portanto, o conceito máximo do aluno na recuperação será “C”.

O aluno que não comparecer às aulas de Recuperação e não apresentar Atestado Médico, não terá o direito de participar da avaliação de Recuperação.

O aluno que faltar na avaliação de Recuperação e não apresentar Atestado Médico será encaminhado à Recuperação Final.

As avaliações de Recuperação Paralela serão agendadas de acordo com o calendário da escola.

CURRÍCULO

• Matemática

• Português

• Ciências

• História

• Geografia

• Inglês

• Espanhol

• Física e Química (9º ano)


• Convivência Social

 Valorizando a formação integral de nossos alunos, propomos nas aulas de Convivência Social, temáticas adequadas às necessidades de cada faixa etária.

 Como por exemplo:

 – Mudanças ocorridas na adolescência;

– Orientação sexual;

– Orientação de estudos;

– A família e sua importância para a formação humana;

– Relações de grupo;

– Valorização da infância;

– Prevenção ao uso de drogas, entre outros.

Assembleias – estas acontecem quinzenalmente nas aulas de convivência social – Momento em que as turmas se reúnem para refletir, tomar consciência e transformar tudo aquilo que os seus membros considerem oportuno. É um momento organizado para que os alunos possam falar das questões que lhes pareçam pertinentes, para melhorar a convivência escolar. Além de ser um espaço para a elaboração e reelaboração constante das regras que regulam a convivência escolar, as assembleias propiciam momentos para o diálogo, a negociação e o encaminhamento de soluções dos conflitos cotidianos. Dessa maneira, contribuem para a construção de capacidades sócio morais essenciais ao processo de construção de valores e atitudes éticas.

 Alunos ajudantes – Esse trabalho faz parte das atividades de desenvolvimento sócio moral que estão sendo realizadas nas aulas de Convivência Social, cuja função será a de auxiliar a sala na comunicação e buscar, juntamente com os professores/coordenação/orientação, formas morais de resolução de conflitos que possam vir a surgir no decorrer do trimestre.

 

• Informática

 As aulas de informática são integradas aos projetos pedagógicos e tem currículo específico para cada série. Além dos projetos o colégio utiliza a plataforma Moodle.

Esta plataforma (software) permite criar ambientes virtuais de aprendizagem. Neste ambiente, vários recursos são disponibilizados: os chats, os vídeos-aula, fórum, lista de discussão, correio eletrônico, mural, enquete, etc, podendo, estes elementos, serem acessados de forma simultânea (online).

Quais são os objetivos deste trabalho?

Possibilitar a prática e a interação com o aplicativo Moodle;

Promover atividades motivadoras ligadas aos diferentes conteúdos das disciplinas trabalhadas em cada trimestre;

Aprender em colaboração num ambiente on-line;

Possibilitar um maior conhecimento entre alunos e educadores envolvidos no projeto.

• Artes

A disciplina de Artes no Colégio Inovati compartilha com as outras disciplinas a responsabilidade de contribuir para a formação do aluno mobilizando sentidos e capacidades essenciais para o desenvolvimento humano – criatividade, imaginação e observação. Optou-se no Ensino Fundamental II por privilegiar as artes plásticas ou visuais relacionando-as as outras manifestações de artes e preparando o aluno para identificar e apreciar novas formas de arte que surgem e se combinam o tempo todo à sua volta, proporcionando o envolvimento do aluno na apreciação, compreensão e produção artística para além da estética.

• Educação Física

A Educação Física tem como objetivo favorecer aos alunos os conhecimentos, procedimentos, habilidades, e confiança necessária para se engajar nas mais diversas atividades físicas.

Matriculas Abertas 2018

Uma proposta de escola inovadora para o futuro do seu filho