Venha nos Conhecer

Rua João Previtalli, nº 2727 Samambaia - Valinhos - SP
Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica  possibilita ao  aluno participar ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa individual e em grupo, o estímulo à dúvida e ao desenvolvimento do raciocínio.
Sendo assim, a aprendizagem ocorre por meio de construção de conceitos e não somente pela memorização e repetição.
Com isso o aluno desenvolve o senso crítico, iniciativa, criatividade e amplia sua visão de mundo.
As situações de aprendizagem são sempre significativas, através de aulas dinâmicas, saídas de estudo do meio e projetos envolventes, garantindo a participação do aluno e o aprofundamento dos conteúdos ensinados.
Os livros utilizados são instrumentos didáticos importantes e se pautam na mesma proposta pedagógica do colégio.

Princípios do Colégio Inovati

1.     As relações entre todos os indivíduos de nossa comunidade escolar devem pautar-se na ética e no respeito.

2.     A cooperação deve estar presente em todas as situações escolares.

3.    Cada indivíduo de nossa comunidade escolar é responsável pelo cumprimento dos combinados estabelecidos em grupo, comprometendo-se assim, com a valorização da instituição.

4.     A criticidade deve ser promovida em todas as situações escolares, visando formar um sujeito social ativo e autônomo.

5.     O diálogo deve pautar todas as relações em nossa comunidade escolar.

6.     O cuidado com o ambiente escolar, preservando a natureza e os espaços de convívio social, deve ser promovido a cada dia.

7.    O respeito às diferenças deve ser garantido em nossa comunidade escolar.

8.    Os valores humanos como: respeito, solidariedade, compromisso, responsabilidade, generosidade, lealdade, verdade, devem ser construídos diariamente.

9.    O conhecimento deve ser construído por meio de ações pedagógicas intencionalmente planejadas para atingir os objetivos propostos pela escola.

Assistente Educacional

A Assistente Educacional tem a função de apoiar o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, atendendo os alunos que necessitam de alguma orientação individual, auxiliando o professor na execução das atividades pedagógicas, acompanhando os alunos nos momentos de parque e intervalo e auxiliando na preparação de materiais pedagógicos.

Avaliação

“Avaliar não é apenas constatar, mas sobretudo analisar, interpretar, tomar decisões e reorganizar o ensino.” ( Jansen F. Silva)

A avaliação é entendida nesta proposta como parte integrante e intrínseca do processo educacional. Ela deverá ser processual e estar relacionada com as atividades realizadas em aula. Os resultados obtidos pelos alunos serão parâmetros de verificação de suas aprendizagens e para o professor indicarão possíveis ajustes necessários à sua prática pedagógica.

Critérios de Avaliação

– A avaliação deve ser entendida como um conjunto de ações com a função de ajustar as intervenções pedagógicas ao processo de ensino aprendizagem.

– A avaliação deve ser o elo de ligação entre a atuação do professor e a aprendizagem do aluno.

– A avaliação deve ter um caráter exclusivamente de formação de indivíduos autoconfiantes e conscientes de desenvolvimento, orientando a ação pedagógica e não se limitando aos julgamentos de fracassos e sucessos.

– O resultado da avaliação deverá ser analisado com o aluno e indicará as orientações necessárias para que ele possa reorganizar seus estudos.

Biblioteca

Promover o interesse pela leitura e pesquisa são objetivos imprescindíveis do colégio.

Cada sala de aula conta com uma biblioteca de classe com títulos diversos, gibis em português, inglês e espanhol.

A Biblioteca da escola é visitada semanalmente por todas as turmas, acompanhadas de seus professores para retiradas de livros, atividades de leitura, análise de obras, hora da história entre outras atividades.

Tecnologia

A proposta pedagógica da tecnologia está organizada em um currículo que atende aos alunos do Grupo 3 ao 9º ano, sendo que cada série possui sua  programação específica com objetivos adequados a cada faixa etária.

As aulas de tecnologia são desenvolvidas pelos professores da classe, sob a orientação da Coordenação de Tecnologia, sempre integrando o conteúdo de tecnologia com os estudos de sala de aula.

A avaliação se dá por meio da observação e registros do professor e  por atividades realizadas pelos alunos.

Uma proposta de escola inovadora para o futuro do seu filho

Aviso